Noite Escura da Alma - Um Convite para Alcançar as Estrelas
- Lúcia Fernandes Bonito
- 15 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
Noite Escura da Alma é o nome que se é dado para ilustrar uma experiência de grande vulnerabilidade emocional. Não é privilégio de um ou outro, está ligada aos acontecimentos da vida e do desenvolvimento humano.
Talvez você a encontre na infância. Talvez na adolescência, ou na vida adulta... Talvez você a encontre apenas uma vez, talvez a encontre várias vezes. Seu vizinho também, sua colega de trabalho... todos ao seu redor serão apresentados a esse momento:
Essa "noite", simbolicamente falando, é quem mostra as sombras que frequentemente não desejam ser vistas, reconhecidas ou aceitas. É o início de mais uma construção: uma experiência particular e solitária, que se molda a partir da jornada e bagagem emocional trazidas até o momento atual para agregar-se ao grande Mosaico do: "Quem sou Eu" e qual a "Minha História Até Chegar Aqui"?

É característico ao passar por esse momento, sentir-se em uma escuridão existencial, acompanhada de angústia e o sentimento de impotência.
Para uns é a extrema melancolia e desespero. Para outros é o teste da sua perseverança e coragem. Mas para todas as pessoas é a mudança que bate a porta. Não importa o que você faça ou deixe de fazer, esse momento gera transformação interna.
Encarar o sofrimento não é fácil para ninguém, mas essa tarefa pode ser mais leve com um pouco de reconhecimento e aceitação. É mais fácil quando se troca o "Por quê estou sofrendo" por "De que forma posso estar contribuindo para o meu próprio sofrimento e o sofrimento de outras pessoas"?.
Fica mais fácil quando a inspiração vem pelo arquétipo do Guerreiro, aquele que aceita a responsabilidade e vai a luta. Não importa o que venha, não importa as limitações, a dor e as situações negativas, ele segue adiante batalhando pela vitória contra a adversidade.
Essa tarefa fica mais difícil de passar quando escolhemos esses instrumentos de batalha: - A Revolta ("Ninguém me protegeu", "Eu não deveria estar passando por isso").
- O Vitimismo ("Comigo sempre é assim", "Todos querem me ver sofrer", "Ele(a) fez isso comigo").
- A Dependência ("Ele(a) tem que fazer isso por mim", "Você me deve")
A Noite Escura da Alma é uma trajetória solitária a princípio. São movimentos internos. Pensamentos e sentimentos, que não dizem respeito a outro alguém a não ser quem os vivencia. Podemos ser aconselhados ou inspirados por algo ou alguém que faça o papel de Mentor, apresentando um panorama e algumas sugestões de caminhos, mas passar por esse momento é tarefa pessoal e intransferível. Cada um tem a sua.
É chegado o desafio pessoal e passando por ele vem o aprendizado e novas experiências., assim como o fortalecimento para passar mais facilmente quando novas "Noites Escuras" desejarem retornar.
Alguns chamam esse processo de chamado para a verdadeira maturidade. Seja qual for o nome escolhido:
Na vida vamos nos perder, para perceber que talvez, não estávamos necessariamente perdidos.
E talvez.. quanto mais escuro for....
mais fácil seja de identificar as estrelas!

Comentários